sábado, 23 de março de 2013

Zara, a Deusa da Arquitetura

Zara Hadid, a mais poderosa arquiteta de todos os tempos.



Nasceu em 1950, em Bagdá. Estudou na Universidade Americana de Beirute. Mudou-se para Londres em 1970, onde frequentou a Architectural Association School of Architecture. Após se formar, trabalhou com seus ex-professores e somente nos anos 80 fundou seu próprio escritório.
Quem não conhece Zara, trate de conhecer, porque realmente é impressionante o que ela REVOLUCIONOU A ARQUITETURA NO MUNDO.

Zara foi a PRIMEIRA MULHER A RECEBER O "PRINTZKER PRIZE, praticamente o Nobel da arquitetura. Nascida no Iraque, hoje morando em Londres e seguindo surpreendendo com projetos como o Centro Aquático, criado para as Olimpíadas. (foto abaixo).



A trajetória de Zara Hadid é marcada por fugir dos padrões e seguir uma linha desconstrutivista, ou seja, a não linearidade prevalece, sendo completamente diferente da arquitetura que vemos por ai.
São movimentos marcantes, formas ousadas, criativas, inovadoras, elementos opostos, enfim, são algumas das características de mostram o porque Zara Hadid é Zara Hadid.


Um trabalho em destaque é o Hotel Puerta America / Madri.
Formas sinuosas, material termolástico, fazem o espaço ganhar um caráter dinâmico e inovador, fundindo formas e texturas. O resultado é fantástico. (foto abaixo)



Ainda, o Phaeno, Museu interativo de Ciência / Alemanha. É de última geração e conta com uma espécie de cratera em seu interior. Através dessa cratera é possível ter uma visão de todos os níveis internos e áreas de exposições e ainda conta com aberturas, com rasgos nas lajes e nas paredes permitindo uma visualização muito mais ampla. (foto abaixo).


Também, na Alemanha, temos o fantástico Edifício Central da BMW. A proposta de Zara era um escritório fora do tradicional e o resultado ficou fantástico e totalmente inovador.
Não existe divisões e todos os funcionários interagem um com os outros. Uma fachada totalmente de vidro para relacionar o interior com o exterior, dando leveza, transparência, criativo e inovador.
(foto abaixo)


Já nos Estados Unidos, podemos destacar o Rosenthal Center for Contemporany Arts.
As paredes no fundo do prédio ultrapassam o limite da calçada e a fachada com um jogo de volumes que gera um visual fantástico. Lá dentro, Zara formou galerias como se tivessem partido um bloco gigante de concreto, com uma volumetria dinâmica. Completamente único. (foto abaixo)



Por tudo isso e muuuuito mais, que infelizmente não tenho como postar aqui todas as suas travessuras que, nada mais do que merecido com o título:
A Deusa da Arquitetura - ZARA HADID







 
 






 



Nenhum comentário:

Postar um comentário