domingo, 22 de abril de 2012

Salve Jorge!

São Jorge atrai milhares de fiéis às celebraçôes em homenagem ao seu dia comemorado nesta quinta-feira, 23 de abril. O santo guerreiro é festejado por católicos, que acreditam que São Jorge é a força de Deus na luta dos excluídos e marginalizados da sociedade, e por praticantes do candomblé, que o invocam como protetor, defensor das almas contra o demônio, tentações e suspeitas de feitiço.

O culto do santo ao Brasil chegou com os portugueses que decretaram a obrigatoriedade da imagem nas procissões de Corpus Christi. Mas em 1969, o Papa Paulo VI reformou o calendário litúrgico da Igreja Católica e tornou opcional a festividade em homenagem ao dia do santo, alegando que o santo não tinha registros históricos, apenas relatos tradicionais.

Entretanto, ele continua sendo o padroeiro da Inglaterra, de Portugal, da Catalunha, dos soldados, dos escoteiros, dos corintianos e celebrado em canções populares de Caetano Veloso, Jorge Ben Jor e Fernanda Abreu.
               
A imagem de São Jorge é representada por um jovem vestido com uma armadura, sentado em um cavalo branco com uma lança atravessando o dragão. A figura do santo está relacionada às diversas lendas criadas a seu respeito e contada de várias maneiras.

A lenda mais famosa conta que um dragão saía de vez em quando das profundezas de um lago e atirava fogo contra os muros de uma cidade do Oriente, trazendo morte com seu hálito. Para não destruir toda a cidade, o dragão exigia regularmente que lhe entregassem mulheres para serem devoradas.

Um dia coube à filha do Rei ser oferecida. No momento apareceu um cavaleiro vindo da Capadócia, na atual Turquia, montado em um cavalo. Era São Jorge.

O santo enfrentou o fogo que saía da boca do dragão e as nuvens de fumaça que eram expelidas. Após um combate, São Jorge venceu o dragão, com sua espada e sua lança.

Deixo aqui uma oração, independente de religiões, porque todas as orações são sempre bem-vindas, pois, nos passam boas vibrações e nada como começar a semana com ÓTIMAS ENERGIAS.
Boa semana e VIVA SÃO JORGE!

Oração

Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.

Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos.

Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo. São Jorge Rogai por Nós.

Um comentário:

  1. Adorei saber sobre São Jorge! Que maravilha!
    Grande beijo e obrigada pelo cartão da Bauduco que é lindo!
    Neisa

    ResponderExcluir