quinta-feira, 19 de abril de 2012




Em homenagem ao Dia do Indio, que infelizmente só tem o dia 19 de abril e não descobri pra que, porque o Estado não faz absolutamente nada por Eles, escrevo aqui sobre os maiores SAMBAQUIS DO MUNDO e que para a minha felicidade,,, é no Farol de Santa Marta, onde Eu tenho o privilégio de ter uma casinha no morro, onde o sol e a lua (ingenuamente), nascem na porta de minha casa.

O Farol de Santa Marta é daqueles lugares onde se tem a impressão que o tempo parou. Paisagens maravilhosas, praias desertas e paradisíacas, dunas, sambaquis e muita energia positiva. Os sambaquis ou casqueiros, foram construídos pelos Indios há milhares de anos atrás, onde Eles colocavam todas as cascas, conchas, faziam luau, "velórios indígenas" e, ainda, serviam para avistar à distância, o inimigo.
Por um tempo, o "humano" começou a destruir, escavando e exportando para empresas de produtos de beleza essa maravilha arqueológica.
Por sorte nossa, um dos nativos do Farol de Santa Marta, que tanto luta pelo local, João Batista, conseguiu interditar esse tal absurdo e hoje está sendo tombado pelo Patrimônio  da humanidade.

Considerado o maior das Américas, o Farol de Santa Marta é o 3o  farol do mundo em alcance, distante 17Km do centro de Laguna , Sul de Santa Catarina, construído com areia e óleo de baleia.

Próximo a Prainha existem enormes sambaquis, sítios arqueológicos, também conhecidos como "Cemitério Indígena", que datam 4.500 anos. Os Sambaquis são um patrimônio da humanidade.

O Casqueiro é um "pico" que tem um dos melhores visuais do Farol. Ele se encontra de frente para a Praia do Cardoso e de lá é possivel ver o melhor "sun set".  Também é um lugar onde você pode "trocar aquela idéia", enfim, estar cada vez mais em contato com a natureza, se energizar para poder continuar tocando a vida. A Praia grande, conta com muitos km de extensão e um dos maiores redutos do Brasil de dunas móveis.

É rota das aves que aproveitam o local para descanso durante a migração, ou mesmo para reprodução, encontrando água fresca e farta alimentação, bem como, a baleia franca que passa todos os anos por essa ilha paradisíaca e ainda, temos o privilégio de ter no local: golfinhos (botos), leões-marinhos, pinguins (que saem da sua rota e acabam por lá), inclusive.

Então, dá para você observar que realmente quem acha que o paraíso está muito longe, está enganado. Farol de Santa Marta fica a 330 km de Porto Alegre e hoje deixo aqui o meu obrigada à natureza e aos INDIOS.


Um comentário: